Delimitação do conceito
- É a capacidade de exercer força/tensão máxima para um determinado movimento corporal. O aumento da força é gradual e um factor decisivo para o seu aumento é a adaptação neural (melhoria da coordenação e eficiência do exercício físico). O aumento da massa muscular é determinante no aumento da força.
A força é uma capacidade física fundamental para qualquer corredor. O treino de força tem de estar sempre presente em qualquer programa de treino que o atleta tenha pela frente.
Em todos os movimentos corporais, a força é a capacidade de vencer uma resistência ou de manter contra a mesma o esforço desejado. Correspondendo às diversas actividades musculares distingue-se a força estática da força dinâmica. Uma diferenciação várias vezes utilizada, mas menos exacta, é a força básica e a força rápida.
A força estática é a força muscular que pode activar um músculo ou um grupo de músculos contra uma resistência fixa. Os factores limitativos do rendimento são o diâmetro, número e estruturas das fibras musculares bem como o comprimento e o ângulo de trabalho do músculo, coordenação e motivação.
A força dinâmica é a força muscular que pode levar um grupo de músculos a actuar, no decorrer de um determinado movimento, contra uma resistência. Os factores limitativos do rendimento são a força estática, a coordenação, a massa e a velocidade de contracção.