Formas de avaliação de Força
Testes para avaliação da força resistente
Flexões de braços suspenso numa barra
(força resistente dos músculos flexores dos braços)
Execução: o praticante suspende-se de uma barra, braços completamente esticados e flecte os braços ate tocar com o queixo na barra. Volta a posição inicial e repete o movimento o maior numero de vezes possível durante trinta segundos. E registado o numero de repetições alcançado.
Flexões de braços em apoio facial no chão
(força resistência dos músculos extensores dos braços)
Execução: o praticante coloca-se em apoio facial no chão com os braços esticados na vertical e as mãos à largura dos ombros, pernas e tronco na mesma linha. A partir desta posição o praticante executará tantas flexões e extensões da braços quantas as possíveis durante trinta segundos. É registado o número de repetições alcançado.
Testes para avaliação da força rápida
Salto triplo
(força rápida da musculatura das pernas, força de salto horizontal)
Execução: o praticante coloca a ponta do pé da perna de impulsão na linha de partida. Executa três saltos seguidos utilizando a mesma perna. O local da queda deve estar preparado de forma a que seja claramente possível determinar o loca exacto da queda que pode ser feita com um ou dois pés. Seguidamente mede-se e regista-se a distância em centímetros entre a linha de partida e o local da queda. Conta a melhor de três tentativas.
«Jump-and-reach-test» (impulsão vertical sem balanço)
(força rápida dos extensores das pernas, força de salto vertical)
Execução: o praticante coloca na ponta dos dedos magnésio ou giz. Dirige-se à parede e com ambos os braços esticados à largura dos ombros e sem elevar os calcanhares, toca-lhes com os dedos marcando assim o primeiro valor a ter em conta no teste. Seguidamente afasta-se vinte ou trinta centímetros da parede, coloca-se em posição lateral em relação à mesma e faz uma impulsão com as duas pernas. No momento em que atinge o ponto mais alto da elevação, toca novamente na parede. Seguidamente é medida e registada a distância em centímetros entre as duas alturas. Conta a melhor de três tentativas executadas num intervalo de um minuto.
Salto em comprimento sem balanço
(força rápida dos extensores das pernas, força de salto horizontal)
Execução: o praticante tenta saltar o mais longe possível com impulsão a duas pernas de uma linha de partida até ao local da queda que é também deita a dois pés. Mede-se e regista-se a distância em centímetros entre a linha de partida e a queda. Conta a melhor de três tentativas.
Testes para avaliação da força máxima
Desenvolvimento deitado
(força máxima dos extensores dos braços)
Execução: o praticante deita-se de costas num banco. Dois ajudantes colocam o halter à vertical do peito do praticante que segura a barra com os braços esticados, mãos a largura dos ombros. A barra deve baixar ate os braços ficarem novamente esticados.
Depois de um aquecimento que inclui duas ou três series de repetições com uma resistência média, o praticante deve tenta em cinco tentativas com resistências progressivas, executar uma repetição máxima.
Remada deitado
(força máxima dos flexores dos braços)
Execução: o praticante deita-se num banco em posição ventral. O halter encontra-se no chão sob o banco por forma a que o praticante lhe possa pegar com os braços esticados e à largura dos ombros. A barra deve ser elevada ate tocar no banco e depois é novamente levada ate ao chão.
Agachamento completo
(força máxima dos extensores das pernas)
Execução: o praticante coloca-se sob o halter, que esta colocado sobre dois suportes, com pernas afastadas, pés à largura dos ombros, pontas dos pés ligeiramente viradas para fora. Depois de retirar o halter dos suportes e carregando-o sobre os ombros, o praticante deve executar uma grande flexão das pernas e voltar à posição inicial. Durante a execução os pés ficam totalmente assentes no chão e o tronco direito.
← Formas de desenvolvimento de Força. ― Relação com outras capacidades. →